ASTRAL | HORÓSCOPO ABRIL

POR @ALINE_M_TRINDADE

Passado o ano novo astrológico, com o Sol entrando no signo de Áries e o Brasil começou a sentir todas as restrições “saturninas”. Saturno faz com que a lição seja aprendida geralmente pelo tempo, pelas regras, pela dor, é que chamam de um planeta maléfico. Rege os signos de Capricórnio e Aquário dentro da astrologia tradicional. Em capricórnio atua como foco individual dessa energia e, em aquário, como expandindo as limitações para a comunidade. Ou seja, estamos sobre o julgo das leis, da norma social, precisando adotar protocolos e novas regras para passar por um momento especialmente restritivo e difícil.

Saturno e Marte fizeram uma importante conjunção, já no signo de aquário, ou seja, a individualidade passou a não mais ser o centro da atenção. Na realidade a individualidade é o que deve ser superado. De repente o planeta inteiro está tendo de respeitar normas de afastamento social e, mesmo com esse grande entrave, ainda fazer com que o sistema econômico, o modo de trabalho, a relação com a natureza e as relações migrem para um ambiente virtual e, com urgência, mais sadio. Algumas pessoas estão se dedicando ao serviço em linhas de frente, temendo por suas famílias, outras estão completamente paralisadas ainda sem achar uma solução.

Como achar a harmonia em meio ao caos? A astrologia é uma ferramenta que pode prever o fim disso? Não seria coerente estipular nada. Existem pessoas que trabalham com astrologia mundana, que fala sobre a vida humana como sociedade, eventos e acontecimentos. Nesse caso existem astrólogos realizando especulações. É muito irresponsável, num momento tão delicado, trabalhar com datas específicas. Para não dizer antiético.

Mantendo isso em mente resolvi auxiliar cada pessoa como levar esse momento de quarentena de forma mais condizente com o seu perfil. Por favor, o signo solar só consegue captar uma pequena parte de você. Crie o hábito de ler também o que está escrito para o seu ascendente. O signo que ascende na hora do nosso nascimento tem às vezes muito mais influência do que o solar.

Pensando em uma abordagem mais terapêutica vamos separar o horóscopo desse mês pelos elementos que regem cada signo e os exercícios mais aconselhados para cada grupo. Como professora de Yoga com mais de 20 anos de experiência, abordo aqui coisas leves e simples, que trazem resultado se praticados com dedicação e podem ajudar numa melhor qualidade de vida durante esse período difícil. Que muitos seres possam se beneficiar e vamos em frente!

Signos de Fogo:

O elemento fogo é o que dá a característica do movimento, ação e da criatividade. Fazem parte dele o grupo formado pelos signos de Áries, Leão e Sagitário. Em comum todos possuem um temperamento expansivo, uma inquietação natural e, cada um dentro das suas particularidades, pode encontrar nessa fase de quarentena limitações desafiadoras. Uma delas o tédio, a falta de divertimento, ter a liberdade de andar pelas ruas, socializar e rir com os amigos. São pessoas muito sociais e, com as regras de isolamento social, a tendência é que o mundo virtual supra, mas não dê conta, da eterna sede de movimento do fogo.

Cuidado com o temperamento genioso. Uma boa briga areja e movimenta o ambiente, mas são tempos delicados. E, às vezes sua valentia só tenta disfarçar a sua preocupação com as pessoas que ama. Para se acalmar a recomendação é a prática de exercícios físicos, de preferência com alguma queima de energia. Mas, atenção, não abuse. Pule corda, dance, puxe ferro, extravase, mas, não chegue à combustão total. Dê preferência para exercícios mais intensos pela manhã e algum tipo de abordagem relaxante e meditativa um pouco antes da hora de dormir. Cuide da sua vida e não da dos outros. Discutir agora não vai levar a nada. A solução é achar uma válvula de escape. Ajude sim, com ações, dentro dos limites do autocuidado e das pessoas com as quais você convive. Se estiver só nesse momento entenda a lição que está contida ai. Observe seus pensamentos. Você agora tem tempo.

A vontade é de correr em todas as direções para auxiliar todo mundo: família, amigos, vizinhos. Lembre que todos estão enfrentando limitações que vão além das nossas possibilidades e faça o que conseguir. Oriente, auxilie, pratique a caridade se for possível, mas também tire um tempo para você. A água é um balsamo na vida do leão, você já viu um grande felino se refrescando na natureza? Se entregue a uma banheira, piscina se tiver a sorte. Caso contrário serve um bom e reconfortante banho de chuveiro. Coloque suas séries favoritas em dia, se conecte aos amigos, aproveite esse tempo para exercer a sua criatividade, cante, dance, faça lives na internet, tire fotos bonitas. Ver e ser visto, ajuda. Ou, quem sabe, se entregar a horas infinitas de sono e práticas de posturas restaurativas. Já ouviu falar de Yoga Restaurativo? Procure!

O grande aventureiro agora limitado ao espaço que escolheu como morada antes de tudo isso acontecer. Com sorte você está em casa e não retido em algum país com fronteiras fechadas (se for o caso procure sempre a Embaixada Brasileira). Ou, quem sabe, está em algum lugar provisório? Tanto faz, evite toda e qualquer atitude impensada nesse período. Busque o equilíbrio, que no seu caso tem muito mais a ver com o aprendizado do que com outra coisa. Largou algum estudo de lado porque não tinha tempo? Retome. Escreva. Leia seu livro favorito. Se engaje em algum grupo virtual de estudo. Leituras com conteúdo espiritualista, filosófico, quem sabe aprender astrologia, nada te impede. Caso o dinheiro esteja curto, segure a onda, lembre-se de economizar. Cuide do corpo, mas pra você é essencial cuidar da mente. Experimente meditação para que suas novas aventuras sejam para dentro. Conhece meditação transcendental?

Signos de Terra

O elemento Terra é o que frutifica as ações do fogo. A materialidade das coisas, a sua forma de construção, execução, funcionamento, passam por esse elemento. Os signos regidos pela Terra apreciam a estabilidade, tem grande prazer em se sentir úteis e criam segurança e sustentação para a comunidade. São vistos como responsáveis e batalhadores e os signos regidos por esse elemento são Touro, Virgem e Capricórnio.

Nesse momento em que as estruturas do sistema estão abaladas e tendo de passar por grandes e emergenciais adaptações, os regidos pelo elemento podem encontrar algumas dificuldades iniciais para se adaptar. Conseguir o sustento, parar de produzir, de acumular capital, rever metas e gastos. É hora de aparar as arestas para quem não é chegado a mudanças bruscas. Embora, justiça seja feita, são os com mais habilidades para enfrentar com valentia a crise, criando ambientes seguros para a comunidade.

Porém, o excesso de responsabilidade para com a estabilidade própria e alheia é o tipo de “peso nas costas” que agora você deve se livrar. Faça a sua contribuição e reconheça os seus limites.

Ficar em casa nunca foi um real problema, parar de ter estabilidade financeira sim. E, a preocupação com a segurança da família? O estresse de projetar cenários futuros é tremendo. Use o tempo para cuidar da sobrevivência, mas não se cobre soluções imediatas. As coisas podem demorar a se ajustar, você deve focar também no seu bem estar. E, cuidar de si é algo que você tem talento. Desfrute de momentos de lazer e aproveite para utilizar seus dons culinários, nutra calorosamente sua rotina de pequenos cuidados. Evite a ingestão de comidas pesadas à noite, cuide da sua alimentação, tente manter uma rotina de exercícios regulares, mesmo que leves. Outro bom antídoto para o touro é usar a respiração diafragmática treinando a voz. A música é o dom que a Vênus te agraciou. A beleza, as artes, ache pequenas coisas que nutram os olhos e alma. Respire.

A sua habilidade de colocar ordem nos ambientes nunca foi tão importante e requisitada. Com certeza você tem muitos truques na manga para ensinar. Limpeza é bom, fundamental, mas nem todo mundo leva a organização tão assim ao pé da letra. Deve ter os nativos que se depararam com o próprio caos e também aqueles que esperam utilizar o período para fazer as reformas necessárias. Nada contra, apenas não perca o fio da meada, que a produtividade é importante para trazer um senso de pertencimento ao cotidiano, mas não pode se desdobrar em metas e cobranças bizarras. Uma boa pedida é iniciar aquele curso de Yoga, pilates, exercícios nem tão leves, mas que ajudam a aliviar as tensões. Pra você meditar pode ser uma tortura porque o aprisiona ainda mais as suas listas mentais de tarefa. Não tem problema, existem abordagens meditativas em movimento. Experimente coisas novas e usufrua dessa temporada sem cobrar tanto de si e dos outros.

O trabalho é tão importante pra você que chega a ser difícil desvincular a sua identidade da sua profissão. Bom, como deu para perceber, assim, não mais do que de repente, as coisas mudam. E, rápido. Você, que não é bobo nem nada saiu saltitante pela montanha para se adaptar. Foi o primeiro a abrir os grupos de reunião online, anunciou uma nova modalidade de cursos para garantir sua renda, está encontrando uma enorme dificuldade de parar de produzir. O segredo é acessar o corpo. Expresse corporalmente, na comodidade do seu isolamento social (coisa que você sempre valorizou) a dança que trará de volta seu senso de pertencimento ao mundo. Dentro da quarentena separe horários para ser produtivo e crie espaços para a “loucura”. A criatividade reside em jogar seu corpo no que sobrou do mundo. O seu mundo. Que também depois de rodopiar subitamente parou. Você já ouviu falar de Butô?

Signos de Ar

O elemento ar é volátil. Leva as sementes da terra para as correntes dos ventos. É através dele que tudo se espalha e ganha mundo. As ideias surgem da inspiração do fogo e são comunicadas pelo ar. Grandes comunicadores, agregadores de conhecimento, questionadores e pensadores pertencem a essa família. Os signos que fazem parte desse panteão são: Gêmeos, Libra e Aquário.

Na fase do isolamento talvez sejam esses os signos que mais precisem da sua lembrança. Não que eles assumam, mas a maioria tem muita vontade de se comunicar, que é como eles entendem o afeto, mas, mesmo assim, pra não perder a fama de “sem coração”, não andam demonstrando muito. Ou, totalmente ao contrário, é a central de informações da comunidade, sabem de cor dados, procedimentos, estatísticas e todos os dias comunicam suas descobertas em redes sociais ou através de suas profissões.

Para não pirar em meio ao caos observe o geminiano. Como é um signo onde mercúrio encontra domicílio, transitar entre a lucidez e a mais completa loucura, é um talento que gêmeos possui. Ama e provoca o caos. Porque gosta de mexer com o intelecto das pessoas, só tem que tomar cuidado pra não acabar sendo fonte de estresse para você e as pessoas na sua volta. Notícias são boas, mas em excesso só servem para aumentar o estresse e promove uma falsa sensação de controle. Não se exima das suas responsabilidades enquanto alguém é sobrecarregado, se coloque a disposição tendo ideias, melhorando o entendimento entre as pessoas clareando dúvidas, resumindo reuniões que poderiam ter sido um e-mail. Use essa habilidade incrível que é exercer a inteligência no mundo. A meditação é uma boa, essa mesma de olhos fechados e postura ereta (caso você não possa sentar-se escore numa parede ou relaxe o corpo no solo). Meditações guiadas aguçam sua imaginação e são uma boa pedida para limpar um pouco a cabeça. Faça uma faxina mental.

Talvez dos signos de ar a tendência de Libra para a inação é a mais ressaltada. Porque o nativo pode sentir-se encurralado pelas suas indecisões. Não se importe muito em ter respostas nesse momento de grande incerteza. Lembre-se de se colocar num quadro maior, onde tudo ainda repousa na instabilidade e nada de concreto é para ser feito agora. Ao invés de paralisar numa eterna roda de cobranças busque algo pelo qual valha a pena lutar. Pode ser que pessoas na sua volta precisem de uma boa diplomacia para lidar com questões sérias. A sua leveza é requisitada. Coloque os lados para conversar, pondere leve em consideração as diversas opiniões e ajude o grupo a encontrar um ponto em comum. Promova a paz também dos seus anseios que o levam para lugares assustadores. Encontre uma rotina um pouco mais sólida, preste atenção com o que você alimenta o seus corpos físicos e energéticos. Conecte-se com a respiração, faça séries de exercícios conhecidos como pranayamas. Não é preciso de nada concreto, apenas ajustes.

O aguadeiro, que espalha as informações e nutre as pessoas de conhecimento, tanto inovadores, como também os mais conservadores. Sim, regido por Saturno aquário pode ser os dois. Nem sempre a vanguarda inspira a coisas positivas. Esse mês sua energia está em evidência, todos estão encontrando as limitações sociais como grande obstáculo. Estar junto, tomando ações em conjunto, para evitar o pior. Pensar não só em si, mas no rastro de suas ações no todo. É um momento propício para que você agregue as pessoas, ajudando a tomar atitudes que possam de alguma forma contribuir para a sociedade. O aquário é um controlador e o ambiente caótico não é confortável. Tente fazer da sua casa, dos seus hábitos, lugares seguros. Aterre no solo, não perca a cabeça. Exercícios para aterrar podem incluir a descoberta de danças que tragam os pés nus no solo. Bioenergética pode ser uma boa, liberando couraças, encontrando com seu lado mais ousado e selvagem, até como uma forma de não sobrecarregar seu dia e dos outros.

Signos de água

A vida ganha fôlego e se espalha pelo ar e nutre as partículas de água, dando o ingrediente para criar a vida. As emoções nutrem e ao mesmo tempo podem ser obstáculos. A intuição pode ajudar a fluir na vida e também pode trilhar um caminho que leva a loucura. Essa é a dança das águas, que correm soltas ou represam. Que nutrem ou envenenam.

Fazem parte dos signos de água os nativos de Câncer, Escorpião e Peixes. Durante esse período de isolamento o carrossel de emoções deve estar mais evidente do que nunca. É importante não se deixar levar para cantos muito obscuros nesse momento. Não é sobre positividade vazia, mas sobre autocuidado.

Talvez o isolamento social quando não é uma escolha seja algo muito opressor para mensurar num primeiro momento e você tenha fugido um pouco da realidade. Não é algo que parece que vai acabar de repente, você se viu obrigado a tomar conta da sua pequena família ou de lidar com tudo isso sozinho, seja qual for dos casos, não seja tão duro consigo mesmo. Se entregue aos pequenos prazeres domésticos, aproveite para mexer na sua caixa de recordações, faça gentilezas e a familiares e amigos. Se for possível evite os conflitos sem necessidade, em uma situação como a de agora nem todas as pessoas serão gentis, solidárias, algumas passam por fortes questões práticas, não leve tudo para o pessoal. O estômago agora pode ser o grande catalisador das emoções indigestas. Coloque pra fora! Grite, use processos terapêuticos para lidar com a raiva. Socar travesseiros, chorar largado, criar uma condição de limpeza emocional é muito importante para manter a sanidade.

O que o nativo de escorpião tem de destemido diante dos mistérios da morte tem também de um forte instinto de autopreservação que beira hipocondria. Observe quantos sintomas imaginários você já não teve ao longo do dia. O mais importante pra você é criar um ambiente de descolamento da forte carga do que está ocorrendo agora ao seu redor. Pelo menos algumas vezes do dia se abstenha de mídias sociais, de notícias, ache na reclusão estados de calma. A assepsia da mente é tão importante quanto a do corpo e do ambiente. É preciso buscar um pouco de leveza ou você pode ser drenado pela intensidade. A preocupação agora é real, necessária, mas não pode ser o centro de tudo. A mesma dose do remédio, se mal administrada, vira um veneno. Caso exista a possibilidade busque um profissional online para consultas terapêuticas. Falar sobre com alguém habilitado pode trazer o conforto psíquico necessário para passar por essa tempestade mais confiante.

Não existe lugar de fuga melhor para Peixes do que dentro da sua própria imaginação. A primeira vista, mesmo frustrado com alguns de seus planos e expectativas indo por água abaixo, essa fase de quarentena  não parece tão ruim. O descanso parece uma boa opção, mas cuidado para que não seja a única. Não se entregue completamente aos lençóis, lembre-se que agora é necessária responsabilidade para manter uma rotina sólida. Essa é a única âncora, mesmo que você não esteja sozinho durante a quarentena, no fim tudo começa e encerra em si mesmo. Existem coisas que talvez você viesse empurrando com a barriga e que agora estejam revelando sua verdadeira faceta. Aproveite esses insights. Use a seu favor. Projete uma forma de ser útil, ajudando a comunidade com as curas necessárias de suas feridas emocionais. Que são muitas. As terapias holísticas, os cristais, a aromaterapia, os florais, são boas opções para manter seu centro.

__

Interessada e sensível aos astros desde a mais tenra idade, Aline Micelli começou a ler oráculos com 11 anos. Estudou astrologia Maia e Tradicional com diversos professores e de forma autônoma. É professora de Yoga, formada em Jornalismo pela PUCRS e Porto-Alegrense.